Coletiva da Blizzard lança o jogo "Overwatch" em São Paulo • MAZE // MTV Brasil
GeekPosts

Coletiva da Blizzard lança o jogo “Overwatch” em São Paulo

Lucas Rodrigues1696 views

No último dia 23, a Blizzard – conhecida como a produtora de jogos famosos como Diablo e World of Warcraft (cujo filme está à beira da estreia mundial) lançou o seu novo título inédito, após 17 anos produzindo apenas continuações e expansões de seus sucessos. O jogo, chamado Overwatch, teve sua apresentação para a imprensa na Reserva Cultural, localizada na Avenida Paulista em São Paulo, e contou com a introdução e apresentação do apresentador Danilo Gentili.

IMG_3916
Danilo Gentili apresentou o jogo durante a coletiva.

A coletiva foi aberta por Gentili, para surpresa de todos, pois não constava a presença do apresentador como host do evento. Em seguida, Daniel Kawano, gerente de RP da Blizzard, comentou sobre o jogo brevemente para apresenta-lo com novidades, como os servidores brasileiros, o foco na experiência de jogar e a tradução totalmente em português. Comentou sobre os quadrinhos e as animações, disponíveis gratuitamente no site da Blizzard que complementam a história do jogo, e também a criação de teclados, mouses e fones de ouvidos licenciados pela Razer e por outros para divulgar o produto.

IMG_3918

Em seguida, entraram os dubladores do jogo: Daniel Muller e Christiano Torreão, vozes conhecidas da dublagem nacional, trabalharam em Overwatch e comentaram a experiência, inclusive falando sobre o uso de palavrões.

IMG_3924“Sempre achei engraçado quando um filme tem vários xingamentos e na dublagem nacional as pessoas falam coisas tipo ‘seu bastardo’” – Christiano Torreão

Por fim, o designer de som de Overwatch, Paul Lackey, entrou no palco para comentar sobre a criação dos efeitos sonoros do jogo e contou sobre a enorme dificuldade de programação para evitar poluição sonora, um problema tão comum em outros games. O jogo tem suporte ao Dolby Atmos – uma tecnologia que permite que se ouça o som não só no plano do jogador como também em “vertical”, o que aumenta a qualidade dos efeitos e permite que o jogador entre mais no jogo.

IMG_3930

Entre outras pequenas curiosidades, Lackey contou sobre como criou os efeitos: com equipamento de jardinagem, xícaras batendo, barulho dos robôs da fábrica de automóveis e até de um pug ofegante, com tudo registrado pessoalmente por ele. Também falou sobre o processo de gravação: no meio do deserto, onde é possível gravar sem ecos, ele pode fazer uma melhor captação de sons, sem os problemas de um estúdio. Isso deu mais realismo aos efeitos sonoros de Overwatch. Ele afirmou, após uma pergunta feita por uma pessoa da platéia, que os efeitos sonoros muitas vezes são esquecidos em relação aos efeitos visuais, e que esses efeitos são de extrema importância para a experiência como um todo.

Após a coletiva, ganhamos o kit que incluiu o jogo em si, que já estamos jogando e nos próximos dias postaremos a nossa impressão sobre ele. Até aqui, tem sido sensacional!

Lucas Rodrigues
23 anos, tem um gosto musical que varia entre Cradle of Filth e Lady Gaga. Viciado em games, cultura japonesa e admirador do halloween. Seu filme favorito é 2001 - Uma Odisséia no Espaço, mas tem interesse em coisas um tanto quanto góticas, como A Bruxa e filmes de terror em geral.