Crítica: Assistimos "O Doador de Memórias" e já queremos a continuação! • MAZE // MTV Brasil
FilmesPostsResenhas

Crítica: Assistimos “O Doador de Memórias” e já queremos a continuação!

João Batista1722 views

Na última segunda-feira (08), rolou em São Paulo a pré estreia nacional do filme O Doador de Memórias, adaptação da série de livros de Lois Lowry. E nós do blog fomos convidados pela Paris Filmes para conferir um pouquinho antes de todo mundo essa produção que promete dar o que falar! Nosso blogueiro amigo Guilherme Lagrotta foi lá e contou um pouquinho sobre o longa – sem spoilers, claro! rs


Não existem guerras, doenças, racismo. Tudo aparentemente funciona bem e tem seu lugar determinado. Cada um é designado à uma tarefa que vai fazer pelo resto da vida. Essa é a distopia maquiada de utopia demonstrada em O Doador de Memórias.

Quando Jonas recebe a missão para ser o novo receptor de memórias, guardando todas as memórias indesejáveis do passado e tristeza dos habitantes, ele acaba descobrindo que nem tudo é lindo como parece.

Com Jeff Bridges, Meryl Streep, Taylor Swift, Alexander Skarsgard e Katie Holmes, O Doador de Memórias é uma adaptação do primeiro livro da saga criada por Lois Lowry (por hora este primeiro é o único traduzido para o português) que ainda traz em sua versao cinematográfica, a faixa “Ordinary Human” do lindo magia Ryan Tedder (OneRepublic).

Levando o espectador a entender a visão sem cores dos moradores da utópica cidade e a descoberta de Jonas, boa parte do filme é totalmente em preto e branco ganhando cor gradativamente até que ele esteja “acordado” e consiga ver tudo totalmente colorido. Ok, por alguns momentos isso tudo é bastante criativo, mas se torna cansativo assim como a narrativa do filme que se arrasta quando deveria haver mais cenas de ação.

Assim como no livro, algumas muitas pontas da história estão totalmente soltas e não tem qualquer indício que se resolverão. Entretanto, para quem já está acostumado com Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes e outras adaptações divididas em mil partes isso só deixa aquele gostinho de quero mais e enche a gente de vontade para ver o gato Brenton Thwaites (Malévola) salvando o mundo mais vezes.

Impossível terminar esse post sem citar as brilhantes atuações de Jeff Bridges, que interpreta o atordoado Doador de Memórias, e a rainha das atuações incríveis e dona do mundo todo (até no filme), Meryl Streep. E olha que nem Taylor Swift (lindíssima em sua versão morena) fez feio.


O Doador de Memórias estreia no próximo de 11 de setembro em todo o país!

João Batista
Dono, idealizador e fundador do labirinto. Genioso, carioca que não sabe sambar e amante da cultura pop desde 1991.