O que esperar do novo Hellboy? • MAZE // MTV Brasil
FilmesGeek

O que esperar do novo Hellboy?

João Neto127 views

Em 2004, os fãs dos quadrinhos de Mike Mignola tiveram a oportunidade de ver o anti-herói Hellboy nas telonas em primeira mão. O vermelhão foi interpretado então pelo ator Ron Perlman (“Sons Of Anarchy“), que foi bastante elogiado pela sua participação no longa. Consequentemente, em 2008, uma continuação foi lançada e “Hellboy 2 – O Exército Dourado” chegou aos cinemas. As duas obras tiveram direção de Guillermo del Toro, premiado diretor conhecido por transitar entre Ficção Fantasiosa e Terror em seus filmes. Alguns dos mais conhecidos são “O Labirinto do Fauno”, “Blade II” e o oscarizado “A Forma da Água”.

Ron Perlman como Hellboy

Conhecedores mais dedicados da arte de Mignola parecem não ter se agradado tanto dos dois filmes. O argumento usado pela maioria foi o de que não eram “sombrios” ou “sangrentos” o bastante. Tal argumento não era invalido.

As HQ’s que contam a história de Hellboy são bastante conhecidas pelo ocultismo que carregam, recheadas de uma simbologia mística. Dessa forma, a obra transita entre paganismo e satanismo e, infelizmente, quase nada disso se viu nas salas de cinema.

A censura dos filmes ficou entre 12 e 13 anos, dependendo do país. Portanto, muito do que se esperava ver ficou para uma próxima. Os fãs, que torciam por ver um filme carregado de cenas de investigações que se passassem num mundo de personagens soturnos, se depararam com uma aventura para adolescentes.

 

Produção difícil

Desde o início o projeto foi difícil de sair do papel. Em meio a dezenas de reuniões, horas e mais horas de conversas entre diretor, roteiristas e presidentes de estúdios, Hellboy parecia um projeto impossível de ser finalizado. Em recente entrevista a Entertainment Weekly, o ator Ron Perlman fez algumas revelações. Segundo ele, del Toro lutou por sete anos para que ele, Perlman, interpretasse o papel do diabo apaixonado por gatos. Só depois dos números alcançados por “Blade II” é que o estúdio aceitou o pedido do diretor, que não queria abrir mão de sua escolha.

David Harbour em primeira foto oficial

Depois de “Hellboy 2 – O Exército Dourado”, iniciou-se um ciclo sem fim de declarações de todas as partes. Dessa forma, todo mundo se perguntava se teríamos um terceiro filme. Por conta disso, diretor e ator pareciam não se entender mais quanto a continuidade do projeto. Em dezenas de entrevistas, tanto Guillermo quanto Ron deixaram claro não estar caminhando juntos para a concepção de outro longa.

Quase dez anos depois, cansados das perguntas dos fãs, hora um, hora outro deixava claro estar cada vez mais difícil chegar a uma conclusão sobre o assunto. O certo seria continuar com a saga sendo contada para o público mais jovem ou finalmente fazer um filme mais maduro? Teria Ron Perlman ainda alguma energia, e vontade, de voltar ao papel depois de quase uma década?

 

Renascimento

No primeiro semestre de 2017, depois de perdida a maior parte da credibilidade no projeto inicial, finalmente uma confirmação. Saiu a notícia de que, mais uma vez, teremos a oportunidade de ver Hellboy nas telonas. E para a surpresa geral, não se trata da continuação dos dois filmes anteriores. Dessa forma, a história será recontada do zero. Foi delineado que, para a tristeza de muita gente, Ron Perlman não mais estará no papel do demônio, assim como Guillermo del Toro não será o diretor.

O escolhido para dar vida ao “novo” Hellboy foi o ator David Harbour (de “Stranger Things“), que tem se mostrado bastante empolgado com o trabalho. Até mesmo com o fato de se submeter a sessões constantes de quase três horas de maquiagem. O filme será dirigido pelo inglês Neil Marshall (“Abismo do Medo”, “Game Of Thrones”).

Primeira imagem oficial do filme – Foto: Entertainment Weekly

A estreia estava prevista para janeiro de 2019, mas teve que ser adiada para o mês de abril. Isso deixou os fãs ainda mais ansiosos. Desde a aparição das primeiras imagens do reboot – que, diga-se de passagem, deram um ar muito mais maduro ao personagem – muito tem se falado sobre o novo longa metragem. Há a esperança de que seja um filme diferente de qualquer coisa sobre super heróis.

 

Agora vai!

Em maio de 2018, o criador de Hellboy deu uma entrevista para o site io9. Ele disse que o filme será muito mais verdadeiro às suas origens, e essa é a oportunidade para dar a roupagem obscura que a história merece. A censura dessa vez será de 18 anos nos Estados Unidos. Isso parece aliviar muita gente, que tem a esperança de que algo realmente macabro está por vir.

O longa terá Milla Jovovich ( de “Resident Evil”) e Ian McShane ( de “American Gods”) no elenco. Ela fará a feiticeira conhecida das histórias em quadrinhos como a “Rainha do Sangue”. O veterano ator assumirá o papel do pai adotivo de Hellboy, o Professor Broom.

Com tudo isso, nos resta esperar até 12 de abril para nos assustarmos, positivamente, com o que está por vir.

João Neto
Paraibano de nascimento, atualmente morando em Curitiba, leitor assíduo, graduado em Biblioteconomia e livreiro por profissão com um vício intenso no consumo de séries e filmes e outro maior ainda em escrever o que achou deles.